Perícia Econômico-Financeira
Neste contexto é avaliado o contrato pactuado entre as partes, verificando se a taxa de juros contratada indicada no contrato condiz com a taxa empregada para se chegar ao valor da prestação pactuada.
É verificado se a cláusula em que foi pactuada a forma de pagamento e metodologia empregada indica que foi empregada a CAPITALIZAÇÃO DE JUROS COMPOSTOS (juros sobre juros ou juros compostos ou anatocismo).
Havendo obscuridade na cláusula que versa sobre a metodologia de juros aplicados, aplica-se o Código de Defesa do Consumidor, aplicando o mais benéfico ao cliente, sendo no caso de juros capitalizados de forma composta, promove os cálculo à juros capitalizados de forma simples.
Verifica-se se houve a inclusão de taxas e tarifas estranhas ao objeto de contrato (financiamento e/ou empréstimos), a saber: tarifa de cadastro, tarifa de abertura e crédito, tarifa de avaliação de bens, gravame eletrônico, registro de contrato, despesas com promotora de venda, serviços de terceiros, seguros financeiros e de vida, etc).
Em síntese realizamos os seguintes trabalhos:
- Avaliação, cálculos e análises de contratos de financiamentos de veículos, maquinários e/ou habitacionais;
- Cálculos de revisão de conta corrente, cheque especial, cartão de crédito, FINAME, FIES, etc.;
- Cálculos de revisão de compra e financiamento de lote, glebas, etc.;
- Análise de Métodos de Financiamentos: PRICE, GAUSS, SAC, SACRE, etc.;
- São verificados os principais temas: juros abusivos, venda casada (seguros), taxas indevidas, busca e apreensão indevida, etc.